O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve hoje presente na apresentação do Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde – RADIS, que decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa.
Na VI edição da Convenção Nacional da Saúde (CNS), o ministro defendeu a importância desta iniciativa, afirmando que “a informação transparente e objectiva é decisiva para o futuro da democracia”.
Manuel Pizarro reforçou ainda a necessidade de que todas as entidades se entendam sobre os factos e considerou que estas informações, presentes no RADIS, são úteis para formular decisões.
Garantindo uma “total disponibilidade” para contribuir com a disponibilização de todos os dados de saúde disponíveis, o ministro da Saúde abordou o problema das desigualdades e da pobreza em Portugal, que considerou ser um “problema endémico”, e alertou: “Temos que continuar a lutar para vencer estes problemas, que impõem mais encargos ao sistema de saúde”.
Ao considerar que a Convenção Nacional da Saúde reúne as entidades públicas e privadas “que podem fazer a diferença”, Manuel Pizarro elogiou o RADIS, que espera vir a permitir “uma intervenção sobre a realidade, de forma a melhorar o sistema de saúde”.
O Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar jovem que junta médicos, farmacêuticos, economistas, juristas e matemáticos, vai permitir obter um retrato factual, transparente e não ideológico do desempenho e impacto do sistema de saúde e foca-se num ponto essencial para a CNS: a promoção de mais literacia em saúde.
Pode consultar a apresentação completa aqui.